TÉDIO

 A expressão de uma vida sem propósitos!

 Essa é uma palavra dita por muitas pessoas que passam os seus dias, sem, contudo, aproveitá-los; pois a tônica em suas vidas é o eterno cansaço ou mesmo a desesperança que faz com que a inércia invada suas vidas, impossibilitando-os de crescer e experimentar o novo; vivem assim, um dia após o outro, de mesmice... Uma verdadeira letargia.

Meditando sobre a importância do aproveitamento do tempo, me senti à vontade para compartilhar com vocês a minha própria experiência.

Sou uma pessoa que, desde muito nova, procuro trazer meus dias todos programados, ou seja, traço propósitos para cada hora do dia. Assim tenho vivido rotineiramente, alcançado alvos e tendo o beneficio da auto-estima elevada pelo fato de vencer a mim mesma e ter, desta maneira, organizadamente os meus objetivos atingidos.

Porém, o mesmo não acontece comigo quando tento passar os dias como àqueles que deixam sua vida è mercê da sorte e do acaso, que se levantam a cada manhã pensando: “O que farei hoje!?” e quando se dão por conta, já é o final do dia e,nada fizeram e nada mais dá para realizar, então pensam: “Amanhã é um novo dia, vou fazer isso e isso...” O que não acontece no outro dia, pelo fato de não ter sido dito com a responsabilidade de alguém que planejou e selou um compromisso, mas, apenas disse por dizer.  Quando assim procedo, indisciplinadamente, o sentimento que me toma é uma apatia tremenda, quando não a tristeza trazendo consigo uma sensação de vazio e inutilidade.


Quando li a carta de Paulo aos Efésios, entendi o porquê da necessidade de um planejamento diário, onde um esboço é feito, no sentido de programar a vida, e esta diariamente, para um melhor aproveitamento do tempo, uma vez que temos uma nova vida em Cristo e que travamos uma luta contra hostes organizadas da maldade e, portanto, os dias são maus. Necessitamos aproveitá-lo da melhor maneira possível na edificação do nosso espírito, alma e corpo. Desta forma poderemos, mesmo enquanto peregrinos e forasteiros nesta terra, desfrutar da vida eterna – “ZOE” (no grego: Vida de Deus em nós).

Salomão bem disse que: “Há um tempo para cada propósito”. Sendo assim, creio que quando não estabelecemos metas a serem atingidas ou mesmo organizamos a nossa agenda rotineiramente, para estabelecer o que vem a ser: prioridades, compromissos, lazer e o tão merecido descanso; acabamos por desperdiçar tempo, este que é precioso por não ter como recuperá-lo.

Observo que muitos de nós, às vezes, pensa que a vida tem quer ser um eterno descanso e, quando se requer um esforço qualquer da nossa parte para se conquistar algo... Lá vem a lamúria! E logo vamos dizendo: Mas Jesus não disse que: “sou mais que vencedor?” E que Ele sempre me conduzirá em triunfo?

 É... Mas a Palavra de Deus nos exorta: “O Reino de Deus é tomado por esforço e os que se esforçam se apoderam dele.” E também disse Jesus: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Mas... É bom lembrar as Palavras de Paulo aos Tessalonicenses: “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Tessalonicenses 3:10). Já 1 Tessalonicenses 4:11 diz :” E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado.

Quero concluir dizendo que desejo encorajá-lo a planejar os teus dias, para que haja um melhor aproveitamento, não somente do tempo, mas, sobretudo da tua própria vida. Pois eu mesmo tenho visto que quando assim não delibero, sofro as conseqüências.

Frustrações, sonhos não realizados, desejos não cumpridos, metas não alcançadas, insucesso profissional, necessidades materiais e financeiras e, principalmente, o não pulsar do coração do Espírito Santo em nós – a ausência de Sua Presença e unção... Isso e muito mais é o que aguarda todo aquele que ouve a Palavra de Deus e não a pratica.

Vida com propósito, isto é, amanhecer a cada dia sabendo quem você é, para que e por quem foi colocado aqui e quais são as demandas para o dia. Coloque a tua agenda na Presença de Deus e Ele te iluminará ao cumprimento cabal da tua missão para aquele determinado tempo.

 

Não deixe a vida passar e você com ela. Esteja disposto a pagar o preço, lutar pelos teus objetivos e, desta forma, desfrutar da excelente qualidade de vida que Jesus comprou para você lá na cruz.

  

 

 


contador de visitas no blog