Aquilo Em Que Acreditamos

Como igreja revemo-nos na declaração de fé da Aliança Evangélica Portuguesa:

 

1. Cremos na existência de um único Deus eterno, pessoal, inteligente e espiritual, eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

 

2. Cremos na soberania e sabedoria de Deus na criação e sustento do Universo, na providência, na revelação e na redenção.

 

3. Cremos no Senhor Jesus Cristo como Filho Unigénito de Deus e coexistente com o Pai, na Sua encarnação humana, no Seu nascimento virginal, na Sua vida sem pecado, nos seus milagres divinos, no Seu sacrifício redentor, na Sua ressurreição e ascensão corporal, na Sua mediação junto de Deus, na Sua segunda vinda pessoal, visível e em poder e glória.

 

4. Cremos no Espírito Santo, sua personalidade, divindade e actividade, que opera a conversão e regeneração do pecador e lhe concede poder para testemunhar do Evangelho e exercitar dons.

 

5. Cremos na inspiração divina e total das Escrituras Sagradas, na Sua suprema autoridade como única e suficiente regra em matéria de fé e de conduta e que não existe qualquer erro ou engano em tudo o que ela declara.

 

6. Cremos que o homem foi criado por Deus à Sua imagem, que pecou em Adão, que caíu do seu primitivo estado de santidade por transgressão voluntária e que é actualmente um pecador por natureza e escolha, estando, por isso, sob a condenação de Deus.

 

7. Cremos na salvação e justificação do pecador pelo sacrifício expiatório de Jesus Cristo, que se adquire pela fé Nele, como uma graça de Deus, independente do mérito humano, de boas obras ou de cerimónias.

 

8. Cremos na imortalidade da alma, na ressurreição corporal de todos os mortos, no juízo final do mundo pelo Senhor Jesus Cristo, na eterna condenação dos não crentes.

 

9. Cremos que a igreja é o corpo universal e espiritual de Cristo, cuja cabeça é Ele, com a missão de pregar o Evangelho no mundo inteiro e que, na sua expressão local, ela é um corpo vivo, uma comunhão de crentes congregados para a sua edificação, adoração e proclamação do evangelho. Cremos também que Cristo conferiu à sua Igreja, com carácter de permanência, duas ordenanças: o Baptismo e a Ceia do Senhor.

 

10. Cremos que é dever de todas as igrejas locais e de cada crente em particular esforçarem-se por fazer discípulos em todas as nações e proclamarem a toda a criatura a grande salvação de Deus.

 

11. Cremos que é dever de todo o cristão servir a Deus em boa mordomia, promover a paz entre todos os homens e a cooperação entre as igrejas e os irmãos, tendo em vista a concretização dos grandes objectivos do Reino de Deus.

FUNDAMENTOS DA NOSSA FÉ!

 

1 - AS ESCRITURAS: A Bíblia é a palavra inspirada de Deus, escrita pelos santos homens de Deus, movidos pelo Espírito Santo. Aceitamos a infabilidade das Escrituras como nosso guia de conduta e doutrina. (2Tm.3:16;1Ts.2:13; 2Pe.1:21).

2 - A DIVINDADE: Deus é Um só, mas manifesto em Três Pessoas: O Pai, O Filho e o Espírito Santo sendo Co-Iguais. Deus Pai é o maior de todos, Aquele que enviou a Palavra e o Grande Arquitecto. (Jo.14:28; Jo.16:28; Jo.1:14). O Filho é a Palavra feita carne e existe co o Pai desde o inicio. (Jo.1:14; Jo.1:18; Jo.1:1). O Espírito Santo procede de ambos, o Pai e o Filho, Ele dá materia à Palavra e é eterno. (Jo. 15:26).

3 - O HOMEM, SUA QUEDA E REDENÇÃO: O Homem é um ser criado à imagem e semelhança de Deus, mas pela transgressão e queda de Adão o pecado veio ao Mundo. (Rm.3:23; Rm.6:23; Rm.3:10). Jesus Cristo o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo, deu a Sua Vida e derramou o Seu Sangue para redimir e restaurar o Homem com Deus. (Rm.5:12; Cl.1:13,14; Ef.2:13, Ef. 2:16,18; 1Jo.3:8).

4 - VIDA ETERNA: Jesus Cristo é o Único Caminho que leva o Homem a Deus. Toda a pessoa que crer que Jesus pagou pelos seus pecados e O Receber como seu Senhor e Salvador será salvo e terá Vida Eterna com Deus. O primeiro passo para o Homem obter a Vida Eterna, é o ARREPENDIMENTO, dando à origem o Novo Nascimento não da carne, mas do espírito, o Homem interior, eterno. É esta experiência que produz a Vida Eterna. (Jo.3:3-5; 2Co.7:10; 1Jo.5:12,13).

5 - SALVAÇÃO: Só pode ser obtida aqui na Terra e não depois da morte fisica, não pode ser obtida como resultado de obras de caridade ou qualquer obra humana, nem pelo facto de frequentar a Igreja. A salvação é pela Graça de Deus por meio da fé e ficou disponivél pelo sacrificio de Jesus na Cruz, Sua Ressurreição e depois de ter feito expiação pelos nossos pecados no Santuário do Céu, diante de Deus Pai. Para receber salvação o Homem deve crer na Obra Redentor de Cristo e fazer confissão pública de Jesus como Seu Senhor e Salvador. (Ef.2:8,9; At.4.12; Rm.10:8-10; Hb.9:23,24).

6 - CURA DIVINA: É da Vontade de Deus curar hoje e sempre todas as pessoas salvas ou não e todo o género de doenças. Entendemos que pela fé nas Promessas de Deus é possivél receber e manter a cura para males fisicos e mentais mantendo-se em boa saúde. Entendemos que ninguém pode impôr a outrem um grau de fé que essa pessoa ainda não tem e que por isso, não podemos jamais impedir que alguém consulte médicos qualificados e hospitais, ou impedir que tomem os medicamentos receitados. A cura divina manifesta-se por meio da oração da fé, imposição de mãos ou por meio dos Dons do Espírito Santo, foi provida pelo sacrificio de Jesus e é um direto de todo o cristão hoje. (Tg.5:15,15; Mc.16:18; Is.53:4,5; Mt.8:17; 1 Pe.2:24; Sl.103:3; Sl.107:20).

7 - BATISMO NAS ÁGUAS: É um Mandamento de Jesus para todos os crentes. Não batizamos bébés visto que o batismo é um acto de fé, que cada pessoa terá de fazer por convicção pessoal e de livre vontade, o que não pode acontecer com bébés. É um acto externo que identifica o cristão com Cristo na Sua morte e Ressurreição. (Mt.28:19; Rm.6:4; Cl.2:12; At.36-39).

8 - PROSPERIDADE(Ausencia de necessidade): No Calvário, Jesus foi em tudo o nosso substituto. Ele se fez pobre para que em troca podessemos ser prosperos. Cremos e praticamos as Leis de Prosperidade que consiste em honrar a Deus com os Dizimos e Ofertas. (Ml.3:1-12; 2Co.8:9; Pv.3:9,10; Lc.6:38; 2Co.9:6-11).

09 - A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO E SEUS DONS: O Senhor Espírito Santo foi enviado para a Terra no dia de Pentecostes (Actos 2:1) e permanece conosco até ao arrebatamento da Igreja. É Ele que nos equipa e fortalece com Seus Dons para fazermos a Obra de Deus. Os Dons do Espírito Santo são: Dons de Poder. Dom de Fé Especial, Milagres, Dons de Curar. Dons de Inspiração; Variedade de Líguas, Profecia e Interpretação de Línguas. Dons de Revelação: Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento e Descernimento de espíritos. Os Dons são do Espírito Santo e é Ele que concede a cada um a manifestação para o que for útil segundo a Sua Vontade. (Jo.14:16,17,26; Jo.15:26; Jo.16:7-14; At.2:4; At.19:11,12; At.10.38; 1Co.12:1,4-11).

10 - A IGREJA UNIVERSAL DE CRISTO: Cremos que a Igreja Universal de Cristo é o conjunto de todas as pessoas à face da Terra, qualquer que seja a sua cor, étnia, cultura ou nacionalidade que tenham entregue a sua vida a Jesus Cristo, e O sigam de acordo com o padrão biblico. Toda a Igreja, independentemente do seu nome que pregue Jesus Cristo como O Único Caminho para Deus Pai e viva de acordo com o padrão Biblico é uma Igreja de Deus. A Bíblia não fala de uma só Igreja detentora do Reino de Deus, mas de várias Igrejas. (Rm.1:7; Rm.16:5,16; 1Co.1:2; Ef.1:1; Gl.1:2).

11 - FALSOS PROFETAS (SEITAS): Cremos no que Jesus disse dos falsos profetas (Mateus 7:15-23) que pelos seus frutos se conhecerão: em Nome de Deus levam o povo a fazer o que Deus proíbe (idolatria, bruxaria, consultar os mortos, etc). (Dt.7:25; Ex.20:3-5; Is.44:15-18; Ap.21:8; Dt.18:9-12).

12 - RESSURREIÇÃO DOS JUSTOS E ARREBATAMENTO DA IGREJA: Ao soar a Trombeta de Deus, os que morreram em Cristo de todos os tempos ressuscitarão, e depois aqueles que estiverem vivos serão transformadosde corpo mortal em corpo glorioso e eterno e serão arrebatados ao encontro do Senhor Jesus Cristo nos ares e viveremos para sempre com o Senhor. (1Ts.4:13-17; Mt.24:29-31).

13 - A SEGUNDA VINDA DE JESUS: Assim como Jesus foi para o Céu, Ele voltará segunda vez com os seus santos, não como O Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo, mas como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores para Julgar e Reinar com os santos. O diabo será amarrado por mil anos e depois será solto para ser difinitivamente julgado e condenado com todos os que o serviram. (At.1:11; Jo.14:1-3; Ap.19:11-16).

14 - JUÍZO FINAL E RECOMPENSA ETERNA: Aqueles que morreram fisicamente em seus pecados sem aceitar Jesus, serão julgados pelas suas obras más, e condenados no lago de fogo e enxofre junto com o diabo e os seus demónios, o anticristo e o falso profeta. Não haverá mais oportunidade de voltarem a ouvir o Evangelho para arrependimento. Este castigo é eterno, assim como a recompensa dos Justos na presença de Deus num extase de paz e alegria. (Hb.9:27; Ap.19:20; Ap.20:11-15; Ap.21:8; Ap.21:1-4; 2Co.5:10; Mt.25:31-46).

 


contador de visitas no blog